Ética essencial
Observe no texto as considerações sobre a utilização correta das informações fornecidas pelo sistema e evite aborrecimentos e constrangimentos.
A defesa da integridade das informações deve ocorrer em todo o âmbito da utilização. Desde a consulta e recebimento por qualquer meio até o fornecimento de informações às pessoas avaliadas. Inclui-se nessa instrução o armazenamento de documentos impressos ou fornecimento de senhas, etc. Lidar com a ética é essencial e, na medida em que as informações são fornecidas às empresas e seus colaboradores, estas assumem a responsabilidade sobre as consequências da má utilização.
Profissionais de diversas áreas, que utilizam o sistema be.group assessment devem orientar-se pelas diretrizes a seguir:
Administrando e Fornecendo Resultados
1 – As pessoas avaliadas devem ser informadas antecipadamente sobre a finalidade da aplicação da ferramenta e como os resultados serão utilizados. A decisão sobre realizar ou não é voluntária e não pode ser obrigatória.
2 – A pessoa avaliada assume, desde a aplicação de questionários, que as informações poderão são utilizadas em processos de empresas e autoriza o prosseguimento. Com isso a pessoa avaliada permite a divulgação dos resultados, contudo, o padrão ético aqui descrito deverá orientar-se por responsabilidade pessoal, evitando enquadramentos e discriminações.
3 – Os resultados da identificação e avaliações em geral podem ser fornecidos diretamente à pessoa avaliada. Esse retorno de informações chama-se “devolutiva” e, em seu conteúdo, deverá incluir uma explicação geral sobre todas as bases de informações, metodologia e explicações gerais, visando não deixar lacunas ou dúvidas de interpretação.
4 – A pessoa avaliada poderá obter os resultados, contudo, deverá ser solicitado relatório descritivo específico com as informações que lhe serão úteis. Isso significa que os relatórios fornecidos às empresas e outros solicitantes não podem ser distribuídos por qualquer meio, nem em partes, nem lidos pelas pessoas avaliadas na empresa.
5 – A empresa e profissionais, ao utilizar o instrumento para fins de suporte, pesquisa ou complemento de informações, não são obrigados a fornecer resultados individuais às pessoas respondentes das avaliações.
6 – As devolutivas tem como objetivo único melhorar, e não limitar ou restringir a participação da pessoa avaliadas em seu grupo. O profissional, seja de empresa ou não, deve usar termos e descrições que não façam julgamentos. A identificação não classifica inteligência ou probabilidade de sucesso, no entanto, é um componente importante da interpretação e composição de um perfil pessoal e/ou profissional.
7 – É uma prática antiética usar os resultados do be.group assessment como única informação para decisões sobre contratação para ocupar vagas. Também, não é ético aconselhar uma pessoa a seguir ou abandonar uma determinada carreira, relacionamento pessoal ou atividade com base apenas nas informações fornecidas.
“As informações foram lidas e entendidas, ficando claras as responsabilidades dos usuários na utilização dos dados e análises da plataforma de maneira resguardada e cuidadosa, concordando que são informações para suporte e um componente de um programa mais amplo para decisões.”
Política de Privacidade: https://www.begroupbr.com/politica-de-privacidade/