Alinhamento de conceitos: HABILIDADE

Habilidade é aptidão natural ou destreza. A análise das habilidades desvenda o talento natural para determinadas atividades e ocorre na medida em que deixamos fluir nossa capacidade inata de realização. Esse conceito diz respeito à forma como percebemos, nos comunicamos, decidimos e executamos as nossas atividades.

Ter a habilidade para determinada função não significa ter experiência. A habilidade é uma qualidade que, somada à oportunidade de realizar, se transforma em competência. A competência é o reconhecimento pela atividade realizada e satisfeita. Logo, há complementariedade entre habilidade e competência.

 

Adaptação: busca de alinhamento com o ambiente e aceitação de regras e cultura.

Aptidão Especialista: alinhado com funções que demandam lógica e técnica .

Aptidão Generalista: alinhado com funções diversas e conhecimento genérico.

Aptidão Operacional: alinhado com trabalho manual e rotina fixa por longos períodos.

Atenção Concentrada: atuação disciplinada e focada, profundidade e reflexão.

Colaboração: atitudes e disposição para participar e encaminhar ações.

Comunicação Expansiva: falas e comunicação que buscam abertura e diversidade de ações envolventes e gregárias.

Conformidade: atenção a procedimentos e regras. Captação de informações reais e orientação de acordo com padrões e acordos.

Confronto Desafios: facilidade para encarar novas e incertas situações.

Criatividade: elaboração de metodologia exclusiva e modo de ação que visa aplicar originalidade em ações diversas e em ambiente inovador.

Disciplina: modo de agir que mostra constância e firmeza com propósitos acordados e respeito às regras sociais e procedimentais.

Flexibilidade: capacidade perceptiva, compreensão e entendimento do ambiente

Foco do Cliente: aptidão para perceber necessidades do cliente na aplicação do produto, processo ou serviço. Tem visão estratégica e corporativa.

Hands On: Execução própria. Envolvimento pessoal. Mão na massa.

Inovação: visão natural que orienta pensamento para visões e possibilidades, produzindo e introduzindo novidades ou renovações.

Movimentação: Resposta e intensidade às solicitações e ocorrências. Preocupação e julgamento de prioridades.

Negociação: capacidade de realizar entendimento sobre negócios ou transações com atenção e cumprimento  de regras e procedimentos.

Organização: Cuidado com ordenação e controle. Realiza facilmente atividade estruturada produzindo sequência para garantir continuidade.

Pensamento Crítico: pensamento natural para a análise avaliativa de alguma coisa. Raciocínio objetivo e racionalidade para a lógica e técnica.

Persuasão: Capacidade de comunicação e interação que busca convencer o interlocutor a cerca de fatos, argumentos ou ideias.

Planejamento: visão estratégica que observa cenários e propõe elaboração de planos e roteiros de médio e longo prazos.

Proatividade: antecipação e determinação. Fixação do pensamento na previsão e cuidados com ações que poderão interferir no planejamento.

Protagonismo: postura pessoal para obter posição de destaque nas atividades que se envolve. Ousadia, coragem e determinação propositiva.

Raciocínio lógico: pensamento objetivo e técnico construído com critérios imparciais e utilização de dados qualitativos.

Relacionamentos: capacidade natural para promover abertura e integração entre as pessoas. Disponibilidade.

Resiliência: condições de enfrentamento de adversidades, pressão e problemas. Capacidade pela qual o indivíduo reage e retoma a normalidade

Trabalho em Equipe: facilidade de atuar com e por meio da equipe. Disponibilidade para colaborar e compartilhar.

Vendas: capacidade natural que resulta na predisposição de negociar aspectos técnicos de produtos e mercados. Apresentar e representar produtos com foco no atendimento ao cliente. Promover e apresentar alternativas com foco no fechamento de negócios e faturamento.

Visão corporativa: observação das atividades e funções com orientação ao impacto geral e reflexos nos resultados de todos.