Documento informativo que explica os gráficos que estão contidos no relatório “Dashboard” ou Painel Gráfico.

Descrição:
Os gráficos em linha I, II e III, são resultados dos 3 padrões de comportamento. A disposição dos pontos em cada um mostra as funções psíquicas (fatores) em combinação, proporcionando melhor leitura para comparação dos antagônicos.
Na tabela, os fatores são nominados com um conjunto de traços ou características correspondentes. É importante considerar que o texto definindo cada fator é uma informação sucinta que não representa sua totalidade.

Leitura s dos s Gráficos em Linha: :

I – SELF : : Trata-se do “si mesmo” → aquilo que a pessoa realmente é. O self é mais difícil de ser percebido e, dependendo da identificação, levará mais tempo para ser percebido. O Self é particular e é comum ter a sua expressão camuflada pela pressão do ambiente e pela necessidade de adequação às necessidades.

II – PERSONA : : É o tipo psicológico relacionado à situação. É a avaliação que determina “como a pessoa está”. Um conceito mais técnico apresenta o estado de atitudes simuladas, visando a interação da pessoa com o ambiente onde está inserida. Pela visão da pessoa avaliada, haverá uma necessidade de se apresentar perante as outras pessoas, como se utilizasse de uma máscara.

III – PRESENT: Entre o Self e a Persona existem as transições, ou seja, a pessoa se orienta e age interagindo entre aquilo que é e aquilo que está simulando para o público, ambiente e suas
necessidades imediatas. O padrão PRESENT seria a média entre um e outro, caracterizando o comportamento balanceado.

De acordo com o que significa cada resultado apresentado nos gráficos “self, persona e present”, obtem-se a leitura do momento em que a pessoa se encontra. Uma boa forma de utilização desses conceitos e o que representam é em entrevistas. Nesses eventos o entrevistado está em franca simulação ou procurando obter o melhor resultado diante de um ambiente cheio de expectativas e com prazo curto. Entender a pessoa à sua frente, observando o gráfico com o padrão PRESENT melhora a possibilidade de reconhecimento e percepção do comportamento. Logo, iniciar com observação por este padrão é vantajoso. Com esse prognóstico é muito provável que o entrevistador não reconhecerá o entrevistado pelo “self” e sim, pela “persona” ou “present”.

 

Resultado estatístico por função

O resultado estatístico apresentado representa a compilação das preferências comportamentais obtidas no inventário. São 192 descritores para definirem o self e a persona.

Clareza da Identificação

É a ênfase estatística determinada pela distância entre um fator comportamental e o seu antagônico. Este item demonstra como será a percepção do tipo de personalidade. O resultado desta análise também determina a convicção com que a pessoa avaliada explica suas características comportamentais, pelas opções do inventário.

Indicador de Compatibilidade

Compatibility Index

Análise da aderência do Tipo Comportamental com o
Cargo apresentado na avaliação.

85 Pontos e Acima Ótima indicação
De 75 a 84 Pontos Boa indicação
De 50 a 74 Pontos Fraca indicação
Menor que 50 Pontos Não indicado

Ocorrências

Dados históricos sobre a frequência da identificação do Tipo Comportamental. Os registros de ocorrências são atualizados anualmente e são armazenados desde 2002.

0 a 1% Raro
De 1% a 1,9% Difícil de encontrar
De 2% a 4,25% Incomum
Acima Muito Comum

Sobreposição
Self x Persona

Gráfico para leitura do alinhamento entre Self e
Persona. Proporciona uma visão de “encaixe” entre
os dois padrões de comportamento.
A análise determina que a medida do distanciamento
da Persona em relação ao Self expõe o esforço de
adaptação ao ambiente ou situação.

DNA do Perfil

O gráfico apresenta a conexão natural do Tipo Comportamental com áreas de atuação comuns no ambiente corporativo em geral. É uma indicação para orientar a busca de carreiras e colocação nas estruturas hierárquicas.

 

DNA
E STRUTURAL
atuação em áreas da operação geral, que dizem respeito à estrutura e organização. Perfil com esta característica atua bem
na retaguarda ou bastidores, fortalecendo e garantindo a execução de tarefas, ajustando e apoiando áreas de expansão.
DNA
ANALÍTICO
atuação em áreas estruturais, mais técnicas e que demandem conhecimento de processos específicos. É o DNA especialista que torna-se mentor da operação e garante a condução conforme padrões, métodos e procedimentos.
DNA
EXPANSIVO
atuação em funções que demandem relações intensas, como comercial, comunicação e atividades externas de apresentação,
acompanhamento e novos negócios. Característica de profissional que tem foco em tarefas novas e emergentes.

Classificação do
Estilo de Liderança

Qual o estilo preponderante ou mais forte no Tipo Comportamental, se ocupar posições que demandem gerenciamento/liderança.

 

AUTORITÁRIA O líder orienta todas as decisões e todos o seguem. Ele define o que será feito de maneira centralizada e com baixa participação. Sua presença é sentida mesmo na ausência.
DEMOCRÁTICA A Liderança é participativa e indica abertura em algum momento ou em todos os momentos da decisão. A participação e envolvimento de todos é mais alta.
LIVRE A Liderança é estendida aos subordinados com autoridade e liberdade para fazer o que for por eles
definido. A participação do líder é muito baixa ou inexistente.

A apresentação da pontuação da RESILIÊNCIA é apresentada separadamente, pois a situação (Persona) poderá definí-la, mesmo tendo o prognóstico identificado no Self.

Até 35 pontos ➔ Resiliência com pontuação muito baixa
Entre 35 e 60 ➔ Resiliência com pontuação baixa
Entre 60 e 90 ➔ Resiliência com pontuação Regular ou Média
Acima de 90 ➔ Resiliência Alta

Quociente ADAPTAÇÃO

O indicador é de previsibilidade de comportamento.
Pontua a condição de adaptação do Tipo Comportamental.
Este indicador é o oposto do Quociente Volatilidade.Até 50 ➔ Baixo
Entre 50 e 75 ➔ Regular
Maior que 75 ➔ Alto

Quociente VOLATILIDADE

O indicador apresenta a condição estrutural do tipo comportamental de atuar em ambientes de constantes mudanças. Da mesma forma se adapta às condições de pressão por inovação e expansividade.

Até 50 = Baixo
Entre 50 e 85 = Média
Acima de 85 = Ambiente preferido

Quociente EMOCIONAL

O indicador apresenta a condição natural do tipo comportamental de orientar ações, decisões e, por consequência, sentir o impacto do ambiente em questões emocionais.

Até 25 ➔ Muito baixo
Entre 25 e 50 ➔ Baixo
De 51 a 85 ➔ Média/Regular
Acima de 85 ➔ Alto

Indicações para Carreira Corporativa

Da menos indicada até a mais indicada, conforme a aderência do Tipo Comportamental, o gráfico abaixo apresenta 8 áreas em uma hierarquia convencional.
O resultado apresentado neste gráfico é combinado com o gráfico DNA do Perfil

Self → Visão horizontal

O gráfico apresenta a combinação de funções psíquicas do Self com orientação horizontal.