Trata-se de um processo estratégico* que visa construir ou elaborar composições de pessoas com tipos comportamentais definidos e analisados. Posicionados taticamente*, eles devem sustentar as rotinas, os processos e as atividades, limitando as ações individuais conforme as habilidades naturais (tipo) e competências adquiridas e por cada um. As compensações de estilos, comportamentos e habilidades tornam as ações mais eficientes.
A Engenharia Humana sugere a diversidade.
Perfis com características diferentes, trabalhando em atividades alinhadas, com o mesmo objetivo tendem a “cobrir” todas as possibilidades, detalhes e características da atividade. É importante observar que este formato deverá ser “vertical”, isto é, trata de posicionar pessoas que compensem estilos e ações em escala diferente da hierarquia.
- * estratégico: observa o quadro em sua amplitude e planejamento de longo prazo, visa assegurar também objetivos sucessórios.
- * tático: as atividades de rotina, que mantém o negócio de forma adequada, ficam garantidas pela formação de equipe sustentável.