Identificação do Tipo Comportamental

Conteúdo:

  • Identificação do Tipo Comportamental
    4 dimensões – 8 fatores Conceitos dos fatores e dimensões Identificação do perfil do avaliado.
    Expectativa de ocorrência
    Amplitude e Clareza
    Combinação dos fatores
    Resiliência
    Influência
    Descrição do Self
    Descrição do Perfil situacional – Persona x Self
  • Coaching | Estratégias para gerenciamento
    Questões-chave | preferências do perfil
    Atributos positivos
    Possibilidades negativas ou dificuldades
  • Carreiras | Atividades mais indicadas
    Indicações em organograma corporativo
  • Skill level | Avaliação de habilidades – ambiente corporativo
  • Skill level | Avaliação de habilidades – pessoais
    Habilidades – alinhamento de conceitos (legenda)
  • Skill level | Avaliação de habilidades – Gaps
  • Conceitos sobre comportamento

 Confidencialidade e utilização das Informações

Ao receber este documento, você deverá observar as orientações que dizem respeito à confidencialidade, utilização e as consequências sobre divulgação indevida de informações. Este relatório é  elaborado com base nas respostas dadas pelas pessoas avaliadas e estas inseridas em sistema estatístico próprio. A metodologia de aplicação é de uso exclusivo. Não é permitido o uso do software  ou a reprodução de qualquer parte dos relatórios e questionários, bem como o envio de mensagens com o conteúdo ou parte dele, ou ainda inserir partes dos textos em currículos ou avaliações de  qualquer natureza. A sua divulgação por qualquer meio é proibida e a permissão deve ser expressa.

A descrição e análise contidas nos relatórios e nos gráficos devem ser utilizadas para crescimento pessoal e profissional e nunca para gerar conflitos ou discriminar pessoas. Não há um conjunto de características comportamentais que seja certo ou errado ou ainda que seja bom ou ruim. É apresentada a previsão de uma tendência de comportamento e é primordial que tenhamos a consciência
de que o ambiente e o relacionamento entre as pessoas estão diretamente relacionados com a concretização desta tendência.

be.group assessment – “Report II” é montado para ser utilizado por empresas em processos de gestão de pessoas em todas as áreas da estrutura organizacional. É indicado fortemente para processos de recrutamento e seleção, assessment,  reinamento e alinhamento de lideranças, como também em Engenharia de Recursos Humanos. A metodologia utilizada na aplicação da estatística, montagem de relatórios, gráficos e cálculos são próprios da RSConsulting. Os textos em relatórios  possuem forte influência e hermenêutica obtida da “Theory of psychological Types of Carl Gustav Jung (1875-1961) ”, inclusive muitos termos foram mantidos em seu formato original.

Ao responder o begroup assessment, o usuário faz opções preferenciais em duas etapas distintas: Adjust – O comportamento que os outros esperam e It´s me – Como você realmente é. O sistema foi elaborado com afirmativas distintas, antagônicas entre si, que apresentam situações de rotina, no trabalho e interações sociais. As opções (preferências) são convertidas em 4 (quatro) dimensões básicas 8 (oito) fatores comportamentais. O resultado é uma combinação de traços, estilo e comportamento.

be group / perfis conhecidos

DITI
Estratégico
DITF-A
Conformista
DETI
Corporativo
DETF
Coordenador
DEFI-A
Promocional
NITF-A
Guardião
NETI
Ativista
DITI-A
Independente
DITF-B
Expert
DETI-A
Persuasivo
DETF-A
Coordenador
DEFF
Op Ativo
NIFF
Artista
NETF
Suporte
DITI-B
Original
DIFF
Pensador
DETI-B
Expansivo
DETF-B
Coord Analista
NITI
Idealista
NIFF-A
Pratico
NEFI
Speaker
DITF
Controller
DIFI
Advogado
DETI-C
Comercial
DEFI
Inovador
NITF
Op Expert
NIFI
Criativo
NEFF
Otimista

 

Expectativa de ocorrência

Histórico de Ocorrência do Tipo Comportamental | Dados estatísticos são do período 2003 a 2016.

Ativista | NETI – Perfis “NE” já foram identificados em 30,45% das pessoas pesquisadas. Este perfil, especificamente (NETI-Ativista) tem ocorrência de 5,70%. A combinação é forte (alta amplitude), mostrando convicção e firmeza nas preferências comportamentais. Esta característica nos dá percepção boa e rápida dos traços principais e não levará muito tempo para que esta pessoa gere impacto no ambiente onde atua (influencia), principalmente por sua extroversão (extrema).

Trata-se de pessoa expansiva, fluente, persuasiva e bem articulada. Contagia o ambiente facilmente e obterá seus resultados por meio das pessoas e grupo de trabalho. Formadora de opinião, deverá ter na hierarquia seu apoio e orientação de propósitos.

 

Descrição do Self

A descrição do self é um resumo dos traços da personalidade. O resultado deve ser entendido como “a descrição resumida de uma tendência”.
Ela contém as principais características desta tendência e são padronizadas. Essa perspectiva é estável e pouco se altera com o tempo, sendo comum a todos os tipos comportamentais com a mesma identificação. Desta forma e posto que cada tipo possui particularidades comuns, cada pessoa identificada com o mesmo tipo também as terá. Entretanto, e mesmo com a definição e
características expostas neste relatório, poderá (ão) ser notada (s) alguma (s) discrepâncias e isso ocorre porque cada pessoa é única e há sempre distinções perante todas as outras pessoas, devido à trajetória profissional e histórico social. É preciso analisar esta singularidade, bem como perceber o “esforço e a situação” em que se encontra (vide perfil situacional).

  • Tipo comportamental expansivo, que gosta de liberdade e agir com espírito agregador com as pessoas, direcionando ações para que todos fiquem bem. Diplomata, mestre de cerimônias e  bom anfitrião, intuitivo e independente. Gosta de conhecer manter e criar relacionamentos.
  • Extrovertido e socialmente orientado, conduz sua vida e trabalho notadamente às causas que acredita por pressentimento, com certa teimosia e persistência arriscada. Observa possibilidades de fazer sempre diferente e tem atitude forte para atuar em causas emergentes, problemas urgentes e demandas de curto prazo. Costuma resolvêlos, do seu jeito.
  • Fala com desenvoltura e persuasão. Consegue contagiar as pessoas e produzir consciência em torno de um objetivo. É um promotor nato, tanto para o que seja importante e positivo quanto o oposto. Costuma apresentar sempre novidade e tem opinião forte e influenciadora.
  • É perspicaz para resolver assuntos que envolvem pessoas e é rápido nas decisões desse tipo. Confia e delega com facilidade, mesmo atividades importantes; aplica esforço além da conta para  chegar aos seus objetivos, podendo agir com inconsistência, deixando o “book of rules” de lado.
  • É bom em detectar o que o grupo necessita e costuma ser participativo e bom ouvinte (aceita as opiniões alheias). Consegue, por meio desses expedientes socialmente  corretos criar espírito  de equipe. Gosta de trabalhar com pessoas criativas e vivazes num ambiente ativo, desafiador e que tenha  atividades variadas.

Fatores Auxiliares

CLAREZA – É a amplitude
do perfil. Determina a ênfase
estatística coletada na avaliação
(preferências).
Extrema Preferências muito claras. Há muita convicção das opções deste perfil – Ponto de Atenção.
Forte Preferências claras. Identificação equilibrada e consistente.
Moderada Preferências passíveis de mudança. Pouca clareza.
No Profile Preferências pouco claras. Amplitude fraca; possibilidade de conflito e mudança constante.

 

PERCEPÇÃO – É a facilidade
na compreensão do tipo
comportamental. O tempo de
convivência é determinante para
esta verificação.
Muito Fácil Comportamento muito saliente e facilmente percebido.
Fácil Comportamento fácil de ser percebido. Pouco tempo para percepção.
Difícil Comportamento difícil de ser percebido. Muito tempo para percepção.
Quase Nula Comportamento oculto e muito difícil de ser percebido.

 

INFLUÊNCIA – Capacidade
deste perfil de interceder ou
induzir outras pessoas. Do
mesmo modo, a condição
de deixar-se influenciar pelo
ambiente.
Consistente Interfere fortemente no ambiente.
Influente Influencia moderadamente o ambiente.
Influenciável O ambiente exerce influência sobre este perfil.
Vulnerável Muito influenciado. Mudança de perfil recorrente.

 

RESILIÊNCIA – Capacidade
de se adaptar com facilidade
às intempéries, às alterações
e aos problemas. Condição
de retornar ao estado normal
psicológico e enfrentar esta
condição em sua rotina.

Boa Maior resiliência do que a maioria das pessoas. Avaliação positiva em todos os itens.
Normal + Possui resiliência importante e deverá corresponder com atitudes dentro da normalidade.
Normal Possui resiliência, mas suas condições de superação levam mais tempo.
Baixa Resiliência prejudicada. Sofre muito impacto diante de situações negativas.
Muito Baixa Sensibilidade muito forte. Ponto de Atenção.
Itens Pontuados: 1 – Capacidade de recuperação em dificuldades; 2 – Recuperação da autoconfiança; 3 – Força para obter bem-estar psicológico e enfrentar a realidade; 4 – Capacidade de improvisar em situação inusitada; 5 – Argúcia para tirar vantagem em situação complexa.

Perfil Situacional / Persona x Self

O perfil situacional é a percepção do ambiente pelo avaliado. Para analisá-lo, observe a linha pontilhada no gráfico e a diferença em relação à linha contínua. A diferença entre as linhas representa demanda (gap) ou esforço.

Descrição:
A Descrição do Perfil Situacional deverá ser solicitada separadamente. A análise deve ser feita após entrevista devolutiva. Ela determina: Condições do ambiente, Relacionamento, Clima, Resultados e Possibilidades de desenvolvimento.

Graph VI – Situational Self x Persona

Legenda:
DECISION – Decisão: DOMINANTE ou Não DOMINANTE
ENERGY – Energia: EXTERNA ou EXTROVERTIDA, INTERNA ou INTROVERTIDA
DRIVE – Impulso, condução: FLEXÍVEL ou TENSA
ATTENTION – Atenção FORMAL ou INFORMAL

Coaching / Estratégias para Gerenciamento
Questões Chave / Preferências do Perfil

  • Prefere atuar em ambientes com pessoas vivazes e que tenha atividades variadas e também, as ocupações que reflitam seus ideais e lhe permita trazer inspiração e harmonia.
  • Observa as políticas e regras gerais somente quando estiverem alinhadas aos seus valores e às necessidades do ambiente/pessoas. Deverá ser bem orientado quanto a procedimentos de rotina e regras instituídas.
  • É intuitivo e muito informal. É ousado para interações sociais e poderá agir com exageros. Possui fala abundante.
  • Focaliza o “grande cenário” e a importância do trabalho que desenvolve com esta visão, porém suas principais ações são orientadas aos problemas imediatos, com pouco foco em antecipação. Atende as demandas emergentes com facilidade e age por meio de pessoas. Prefere que outros observem e cuidem dos processos e das normas gerais.

Atributos Positivos

  • Facilidade para relacionar-se e manter laços com as pessoas.
  • Possui traços de expansividade importante para tratar os assuntos e conduzir diversas tarefas ao mesmo tempo.
  • Improvisa com facilidade. Trabalha bem em grupos e tem um jeito fácil para servir, agregar e compartilhar com os outros as necessidades e facilitar as ações. Possui fala abundante e fluente,
    sendo visto como uma pessoa fácil para se aproximar.
  • Possui coragem para correr riscos e enfrentamento de adversidades.
  • Quando engajados a algum projeto, produz grandes efeitos e poderá contribuir muito com o grupo/ empresa.

Carreiras / Atividades mais indicadas / Ambiente corporativo

O begroup assessment proporciona indicações de carreira para dar suporte às decisões sobre a trajetória mais indicada ao tipo comportamental. As indicações apresentam nomes de cargos e funções alinhadas ao perfil, bem como atividades que possuem as características que farão valer os traços comportamentais mais consistentemente.

  • Mais indicado para áreas de contato com o público em administração geral, treinamento e desenvolvimento de pessoas, orientação operacional, serviços sociais.
  • Em áreas comerciais se ajusta às atividades de contato e retaguarda ou ainda em atividades intermediárias, como seguimento de projetos internos e follow- up, manutenção de contas, call center e atendimento.
  • Poderá atuar em desenvolvimento de produto e marketing, dependendo do negócio que o emprega – melhor como agente promocional e pior para técnico-comercial.
    Em posições de gestão ou liderança, agirá com foco nas pessoas e na equipe, tendo suas ações orientadas aos problemas emergentes. Não é indicado para tarefas operacionais e de rotina constante, sejam administrativas e/ou produtivas.
  • Pessoas com este tipo devem procurar atividades como: Designer, Publicitário, Ator, Analista de RH, Editor, Relações Públicas, Analista de Marketing, Vendedor.

Habilidades / Avaliação

Cada tipo comportamental possui uma combinação de fatores que indica uma predisposição para que a habilidade aconteça. Cada uma das habilidades qualificadas no gráfico abaixo é medida pelo resultado identificado no begroup assessment.

HABILIDADES MAIS ALINHADAS >>> HABILIDADES MENOS ALINHADAS

Legenda

Habilidade Conceito
PERFIL COMERCIAL Trabalhos que envolvam relacionamento e expansão, apresentações, promoção e venda direta.
GERENCIAMENTO Controle de pessoas e recursos e condução a resultados esperados; controle e planos de ação sobre indicadores.
PERFIL OPERACIONAL Execução de trabalhos manuais; operação de máquinas e equipamentos; funções de rotina constante.
COMUNICAÇÃO Condições e facilidades para transmitir e receber mensagens e estabelecer contatos, mesmo com desconhecidos.
CONCENTRAÇÃO Foco em um assunto e aprofundamento. Introversão, energia interior.
VISÃO ESTRATÉGICA Capacidade de observar impactos futuros. Antecipação. Visão corporativa.
TRAB EQUIPE Atua com facilidade por meio de grupos. Colabora e compartilha. Atua para fazer o melhor para o grupo.
CRIATIVIDADE Dar origem a alguma coisa ou ação ainda não realizada; capacidade de modificar e elaborar coisas novas.
FLEXIBILIDADE Perfil maleável, pessoa que cede com facilidade à pressão, complacência e paciência.
INOVAÇÃO Aplicação de mudança e buscar novidades. Alterar o modo rotineiro buscando melhoria.
LIDERANÇA Capacidade de influenciar de modo que aja envolvimento e engajamento.
PLANEJAMENTO Elaboração de planos de ação e roteiros para concretização, programar rotinas e prover os recursos para realização.
PROATIVIDADE Antecipação, agir antes, prevenção; desconexão das ações das rotinas e problemas.
ORIENTAÇÃO EMOCIONAL Julgamento do valor intrínseco, valorização dos sentimentos em avaliações. Valorização das relações acima de tudo.
RACIOCÍNIO LÓGICO Julgamento, classificação e discriminação de informações. Análise técnica e estatística. Orientação lógica para fatos.
RELACIONAMENTO Convivência, abertura e integração com o grupo social, mesmo em ambientes desconhecidos.
PERFIL ESPECIALISTA Perito em funções específicas, dedicação a funções únicas e rotinas fixas.
PERFIL GENERALISTA Conhecimentos gerais e não especializados, dedicação à diversidade. Visão de grande quadro.

Habilidades / Gaps

Os GAPs são disparidades no alinhamento das habilidades ou oportunidades de ajustes (desenvolvimento).

LINHA “azul” = avaliação da habilidade conforme o tipo comportamental
LINHA “laranja” = GAP (lacuna)

Análise dos GAPS / Plano de Ação

A grade de avaliação abaixo apresenta uma referência para a gestão. Orienta a análise e a condução de ações em razão das demandas do perfil em relação ao grupo de competências.

AÇÕES
Não alinhado
Extremo esforço
Não alinhado
Muito esforço
Formular estratégia
para a posição
Posicionar gestão
mais próxima
Observação –
transferência
100 95 90 85 80 75 70 65 60 55
DESENVOLVIMENTO
Alinhamento fraco
Há algum esforço
Alinhado
Treinamento
Business partner
Coaching
Monitoria
Avaliar performance
Desenvolver – Devolutiva
50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0

Conceitos / Comportamento

O comportamento das pessoas se distingue em pouquíssimas diferenças e elas são proporcionalmente pequenas, em relação às semelhanças que temos. Isto acontece porque vivemos juntos,  compartilhamos as mesmas informações e instruções sobre o que é certo e errado, o que é bom e ruim, o que é aceito e o que não é. Isto também ocorre porque compartilhamos essas informações  pelos mesmos meios e, por consequência, formamos conceitos, opiniões e agimos de formas parecidas. Além disso, existem aspectos sociais que demandam ações de adaptação e esforço para  conseguirmos realizar nossos anseios e projetos.

Com esta visão, afirmamos que as diferenças entre os comportamentos das pessoas que convivem no trabalho ou em atividades sociais são muito pequenas e precisam de mais tempo e convivência para que sejam descobertas. Mas elas existem e na sua grandeza complementam o indivíduo, possibilitam ações distintas e causam resultados específicos. Estes resultados são os que procuramos e que caracterizam cada perfil individual.

João Rhoden – 4, dez 2007
Comportamento Humano – Figura (iceberg)
The Stretched Elastic – “Elástico esticado”.
The Unstretched Elastic – “Elástico não esticado”

Persona

Sistema de relação entre a consciência individual e a sociedade; é uma espécie de máscara destinada, por um lado, a produzir determinado efeito sobre os outros e por outro lado a ocultar a  verdadeira natureza do indivíduo.

(…) A construção de uma persona coletivamente adequada significa uma considerável concessão ao mundo exterior, um verdadeiro auto sacrifício, que força o “eu” a identificar-se com a persona. Isso leva certas pessoas a acreditarem que são o que imaginam ser.

Nossa vida civilizada exige uma atividade concentrada e dirigida da consciência, acarretando, deste modo, o risco de um considerável distanciamento do inconsciente. Quanto mais capazes formos de nos afastar do inconsciente por um funcionamento dirigido, tanto maior é a responsabilidade de surgir uma forte contraposição, a qual, quando irrompe, pode ter consequências desagradáveis.